À procura de intimidade

19-11-2010 13:03

A sociedade de hoje anseia por intimidade. De facto, a intimidade é um momento e um lugar onde somos os mais importantes, onde nos sentimos especiais e amados, onde tudo faz sentido, onde as preocupações são esquecidas, um lugar onde queremos permanecer para sempre.

Deus criou o homem para usufruir de intimidade:

- com os seus amigos (como David e Jónatas) – I Samuel 20:17

- com o seu cônjuge – Cantares de Salomão 4:10 a 12

- com o Senhor seu Deus (Salmo 91:1, Deuteronómio 33:27)

 

Deturpação da intimidade

No nosso tempo, de rapidez e individualismo, tenta-se acelerar a intimidade, mas matam-se os relacionamentos duradouros. As publicidades e os filmes, para subirem as receitas de bilheteira e as vendas dos produtos, exploram o corpo do homem e da mulher apelando a um consumo desenfreado – e isto só resulta porquê? Porque todos procuram intimidade. O raciocínio na cabeça dos compradores é o seguinte: se eu adquirir aquele perfume, tornar-me-ei mais atraente, e facilmente conquistarei a intimidade de alguém. A pessoa é levada a pensar que acontecerá consigo o que as imagens mostram.

 

Intimidade com o nosso Deus

O sentido correcto de intimidade é restaurado quando abandonamos a nossa vida nos braços de Deus, e colocamos em 1.º lugar o nosso relacionamento pessoal, a nossa intimidade com Ele.

 - A intimidade com Deus traz paz (Isaías 26:3).

- A intimidade com Deus traz ânimo e coragem para continuar. Assim aconteceu com David, quando os seus próprios homens estavam revoltados contra ele. (I Samuel 30:6).

- A intimidade com Deus molda o nosso carácter (João 21:15 a 19). Foi o que sucedeu com o apóstolo Pedro: que passou de impulsivo e precipitado a grande evangelista.

- A intimidade com Deus tira todo o nosso medo ( I Reis 19: 9 a 21). Quando Elias ouviu a voz de Deus, saiu da caverna onde se tinha escondido da Rainha Jezabel e completou a sua missão de profeta de Israel.

- A intimidade com Deus tira toda a nossa preocupação (I Samuel 1:18). Assim aconteceu com Ana, que, orando ao Senhor levantou-se e a tristeza não mais tomou conta da sua vida.

- A intimidade com Deus não nos dá todas as respostas, mas leva-nos a descansar Nele (Jeremias 29:11 a 13). Deus tem planos de paz para nós, mesmo que não consigamos perceber quais são.

 

A intimidade da qual Deus se agrada

Quando temos um relacionamento pessoal com Deus, isso leva-nos a desejar restaurar os nossos relacionamentos.

- A intimidade com os amigos ajuda-nos a fortalecer a nossa fé e a nossa identidade em Cristo. Tiago 5:16 “Confessai os vossos pecados uns aos outros para que sareis.”

Certamente, até chegarmos a este ponto, ou seja, de confessarmos os nossos pecados, teremos de confiar na pessoa que está na nossa frente – confiar que ela não irá julgar-nos, nem contar tudo à próxima pessoa que encontrar, mas irá orar por nós, chorar connosco, abraçar-nos. Isto é um processo que exige esforço da nossa parte, dando pequenos passos, com a ajuda de Deus, em direcção daqueles que têm um coração verdadeiramente voltado para Deus.

- A especial intimidade com o cônjuge, dentro do casamento, é uma dádiva de Deus. “Seja bendito o teu manancial e alegra-te com a mulher da tua mocidade” (Provérbios. 5:18).

Deus criou a necessidade de relacionamentos no homem para que este possa pôr em prática os dois grandes mandamentos (amar a Deus acima de todas as coisas e amar o próximo como a si mesmo) e para que possamos ter ânimo para prosseguir a caminhada.

Não nos deixemos iludir pela comunicação social, pelos media: às vezes, numa série televisiva, conhecer uma pessoa e ter intimidade com ela, acontece tudo no mesmo episódio, dando-nos a ilusão da rapidez e imediatismo nos relacionamentos. Mas isso não é verdade.

Construir relacionamentos exige tempo, energia e recursos da nossa parte. Construir um relacionamento com Deus exige humildade, disciplina e dedicação. Vamos investir a nossa vida no que realmente é importante.

 

Elsa Correia

Socióloga - Lisboa

Imagem: Tory Byrne - Stockexchange